DECRETO LEGISLATIVO Nº 170, DE 10 DE AGOSTO DE 1998

 

Concede o prêmio “Herbert José de Souza” ao Excelentíssimo Senhor PADRE JOSÉ VIEIRA PINTO

 

A CÂMARA MUNICIPAL DE JACAREÍ APROVA E O SEU PRESIDENTE, VEREADOR EGIDIO ANTONIO COIMBRA, PROMULGA O SEGUINTE DECRETO LEGISLATIVO

 

 

ARTIGO 1º - Fica concedido o prêmio “Herbert José de Souza” ao Excelentíssimo Senhor PADRE JOSÉ VIEIRA PINTO.

 

ARTIGO 2º - A entrega do referido prêmio, ao homenageado, far-se-á em Sessão Solene, em data a ser oportunamente designada, na conformidade do artigo 5º, do Decreto Legislativo nº 157, de 04 de setembro de 1.997.

 

ARTIGO 3º - Este Decreto Legislativo entrará em vigor na data de sua publicação.

 

ARTIGO 4º - Revogam-se as disposições em contrário.

 

CÂMARA MUNICIPAL DE JACAREÍ, 10 DE AGOSTO DE 1.998

 

EGIDIO ANTONIO COIMBRA

Presidente

 

AUTOR: VEREADOR JOSÉ ANTERO DE PAIVA GRILO

 

Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Câmara Municipal de Jacareí.

 

J U S T I F I C A T I V A

 

Nascido a 1º de janeiro de 1.957, no Bairro Lambari, em Gonçalves, Minas Gerais, é o primogênito do casal senhor Sebastião Vieira Ribeiro e dona Maria Pinto Vieira.  Possui dois irmãos: Antonio Dutra e Maria Conceição.

 

Cursou o 1º grau, inicialmente, no Grupo Escolar Monsenhor José Paulino, em Pouso Alegre, depois no Colégio São José, também em Pouso Alegre, concluindo-o em uma escola no Bairro Alto da Ponte, em São José dos Campos.

 

Trabalhou como comerciário e depois como industriário, na EMBRAER.

 

Sendo de família cristã, dos lábios de seus pais ouviu primeiro, os nomes de Jesus e de Maria, e aprendeu com eles os princípios da religião que professam.  Sua mãe foi sua catequista; desejava que ele fosse sacerdote e rezou muito nessa intenção.

 

Bem mais tarde, sentiu o chamado de Deus para a vida sacerdotal e, manifestando o desejo de se tornar sacerdote, recebeu o apoio e as orações de sua família.

 

Em 1.982 iniciou o Curso de Filosofia, em Aparecida, onde permaneceu até o princípio de 1.985, quando mudou-se para o Seminário de Teologia, em Taubaté.

 

Como seminarista, desenvolveu seu trabalho pastoral em sua paróquia, em São José dos Campos e na Comunidade São João Bosco, no Parque Meia Lua, neste Município.

 

Recebeu, pela imposição das mãos de D.Eusébio Oscar Sheid, então Bispo Diocesano de São José dos Campos, as ordens do Diaconato, em julho de 1.987, e do Presbiterato em 12 de dezembro de 1.988, na Igreja São Benedito, do Alto da Ponte, em São José dos Campos.

 

Sua primeira missa foi celebrada na Capela Nossa Senhora Auxiliadora, no Jardim Telespark, em São José dos Campos.

 

Em 05 de março de 1.988, tomou posse como Pároco da Paróquia Imaculada Conceição, de Jacareí. Esta foi a sua primeira Paróquia. Entregou nas mãos da Imaculada Conceição todas as necessidades do seu primeiro rebanho e ela foi a sua fiel companheira.

 

Muito realizou aqui, no campo social e espiritual.

 

Deu continuidade ao trabalho paroquial existente e estendeu-o a toda a extensão da Paróquia.

 

Dotou o Bairro do Parque Meia Lua com a igreja agora existente, com a Casa Paroquial e outras dependências.  Essa comunidade desligou-se da Paróquia Imaculada Conceição, com a criação da Paróquia Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos.

 

Atualmente, estão em grande atividade as Comunidades Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Fátima (Jardim do Vale), Nossa Senhora das Dores (Jardim Leonídia), Sagrada Família (Jardim São José e Jardim Paraíba), São João Maria Vianney (Bica do Boi), São Sebastião (Avareí) e Santa Maria (Jardim Santa Maria).

 

Criou a Livraria Imaculada Conceição, hoje desligada da Paróquia.

 

Deu especial carinho à Escola de Catequese João Paulo II, hoje Escola Diocesana de Catequese.

 

Nos campos assistencial e educativo, atuou como diretor da Cruzada de Assistência de Jacareí e do Colégio Maria Imaculada.

 

Após quase 10 anos, deixando muitas saudades, parte da Paróquia Imaculada Conceição, desta cidade, assumindo a reitoria do Seminário Diocesano de Filosofia, cargo de suma importância na formação de futuros padres.

 

JOSÉ ANTERO DE PAIVA GRILO

Vereador