Art. 1° Ficam introduzidas as alterações
constantes da presente Lei na Estrutura Administrativa do Serviço Autônomo de
Água e Esgoto - SAAE, de Jacareí, estabelecida pela Lei
n° 3.106, de 28 de fevereiro de 1.992, alterada pelas Leis n°.s 3.530, de 30 de maio de 1.994 e 3.552, de 09 de agosto de 1.994.
Art.
2° Ficam extintos os
cargos públicos, de provimento efetivo, que se encontram vagos, constantes
do Anexo A, da presente Lei.
Art.
3° Ficam criados, no Quadro
dos Servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE - QSSAAE, de
Jacareí, em decorrência da extinção dos cargos constantes do Anexo B e também
para efeito de enquadramento dos titulares de cargos extintos, os seguintes
cargos públicos, de provimento efetivo, com as referencias e lotações
discriminadas, a saber:
CARGO |
REF. |
LOTAÇÃO |
|
Auxiliar
de Serviços Gerais |
1 |
75 |
|
Calceteiro |
3 |
10 |
|
Agente
de Segurança Patrimonial |
4 |
15 |
|
Encanador
de Saneamento |
4 |
50 |
|
Secretária
I |
4 |
08 |
|
Encarregado
de Equipe de Serviços |
5 |
07 |
|
Leiturista |
5 |
15 |
|
Secretária
II |
5 |
03 |
|
Mestre
de Saneamento |
6 |
21 |
|
Operador
de Computador |
6 |
03 |
|
Técnico
de Enfermagem |
6 |
01 |
|
Desenhista
Projetista |
7 |
06 |
|
Técnico
de Contabilidade |
7 |
03 |
|
Técnico
Programador de Serviços |
7 |
06 |
|
Topógrafo |
7 |
02 |
|
Analista
de O & M |
8 |
05 |
|
Analista
de Sistema |
11 |
03 |
|
Parágrafo único. os
requisitos para o preenchimento dos cargos ora criados, são os constantes do
Anexo C, da presente Lei.
Art.
4° Os cargos públicos,
de provimento efetivo, constantes do Anexo B, da presente Lei, na coluna CARGO
EXTINTO, são extintos e transformados naqueles dispostos na coluna CARGO CRIADO
do mesmo Anexo, ficando enquadrados os titulares dos cargos extintos nos cargos
criados, pela forma prevista no referido Anexo B.
Parágrafo único. são
considerados válidos os concursos públicos vigentes, na data da publicação
desta Lei, para provimento dos cargos públicos discriminados no Anexo B (Cargo
Extinto), tendo eficácia para os novos cargos decorrentes da transformação de
que trata este artigo.
Art.
5° São criados 06 (seis) cargos de Telefonista, 08
(oito) cargos de Assistente de Administração e 01(um) Técnico em Pitometria,
todos de provimento efetivo, do Quadro dos
Servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto - QSSAAE, de Jacareí,
ficando a lotação desses cargos ampliada para 10 (dez), 38 (trinta e oito) e 02
(dois), respectivamente, na forma do Anexo D da presente Lei.
Art. 6° As despesas
com a execução da presente Lei correrão por conta de dotação própria constante
do orçamento vigente, suplementada se necessário.
Art. 7° Esta Lei
entrará
Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Prefeitura Municipal de Jacareí.
RELAÇÃO DOS CARGOS EXTINTOS |
Analista de custo / Orçamento |
Auxiliar Técnico |
Supervisor de Divisão |
CARGO EXTINTO |
CARGO CRIADO |
SERVENTE |
AUXILIAR
DE SERVIÇOS GERAIS |
CALCETEIRO
I |
|
CALCETEIRO
II |
CALCETEIRO |
ENCANADOR
DE SANEAMENTO I |
|
ENCANADOR
DE SANEAMENTO II |
ENCANADOR
DE SANEAMENTO |
ENCARREGADO
DE EQUIPE I |
|
ENCARREGADO
DE EQUIPE II |
ENCARREGADO
DE EQUIPE DE SERVIÇOS |
ENCARREGADO
DE EQUIPE III |
|
SECRETÁRIA
JUNIOR |
SECRETÁRIA I |
SECRETÁRIA
PLENO |
|
FISCAL
LEITURISTA |
LEITURISTA |
OPERADOR
DE COMUTADOR JUNIOR |
OPERADOR DE COMPUTADOR |
OPERADOR
DE COMPUTADOR PLENO |
|
OPERADOR
DE COMPUTADOR SÊNIOR |
|
DESENHISTA
TÉCNICO |
DESENHISTA
PROJETISTA |
SECRETARIA
SÊNIOR |
SECRETARIA
II |
TOPÓGRAFO
JUNIOR |
TOPÓGRAFO |
TOPÓGRAFO
PLENO |
|
ENCARREGADO
DE ATENDIMENTO |
MESTRE DE SANEAMENTO |
MESTRE
DE OBRAS |
|
TÉCNICO
DE CONTABILIDADE I |
TÉCNICO DE CONTABILIDADE |
TÉCNICO
DE CONTABILIDADE II |
|
ANALISTA
DE SISTEMA JUNIOR |
|
ANALISTA
DE SISTEMA PLENO |
ANALISTA
DE SISTEMA |
ANALISTA
DE SISTEMA SÊNIOR |
|
ANALISTA
DE O & M JUNIOR |
ANALISTA
DE O & M |
ANALISTA
DE O & M PLENO |
|
ANALISTA
DE O & M SÊNIOR |
-
executar
tarefas manuais na copa e escritórios. Inspeciona corredores, pátios, áreas e
instalações do prédio cuidando da higiene dos mesmos;
-
executar
trabalhos do abertura de valas, capina, manutenção e jardinagem.
DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES:
-
inspecionar
corredores, pátios, áreas e instalações do prédio, verificando as necessidades
de reparos, condições de funcionamento das partes elétrica, hidráulica e outros
aparelhos, para providenciar os serviços necessários;
-
executar
limpeza da copa, banheiros, escritórios em geral, pátios, corredores, portas,
paredes, escadas, pisos, vidros, do prédio do SAAE, recolher o lixo e colocá-lo
na rua para remoção:
-
efetuar
pequenas serviços e requisitar pessoas habilitadas para os reparos da
instalação elétrica, bombas, caixa d'água, extintores etc.;
-
zelar pelo
cumprimento do regulamento interno;
-
controlar
o material de limpeza, café, água, açúcar, gás e zelar pela sua guarda.
Solicitar ao supervisor imediato quando necessário, a reposição destes
materiais;
-
receber,
verificar e distribuir,materiais de limpeza e lanches em geral;
-
executar a
abertura de valas em geral;
-
executar
serviços de capina em geral;
-
executar
quando necessário manutenção de esgoto;
-
auxiliar
os serviços de jardinagens;
-
desobstruir
os locais de trabalho de todo despejo ou transportar materiais para os locais
de trabalho;
-
outras
atribuições correlatas determinadas pela chefia.
CONDIÇÕES DE TRABALHOS:
-
Horário: Período
normal de trabalho de 40 horas semanais.
-
Instrução:
1º Grau Incompleto.
PLANO DE CARREIRA:
-
Candidato
à evolução funcional: Cargo inicial.
-
Possibilita
promoção para: - Jardineiro
-
Copeiro
-
Ajudante
de Manutenção
-
Lavador de
Autos
-
Ajudante de
Operações
-
Auxiliar
de Mecânico
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS
ATRIBUIÇÕES:
- assentar paralelepípedos
e bloquetes de concreto em ruas, praças e pátios, etc..
DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES:
-
Assentar
manualmente paralelepípedos, bloquetes de concreto com auxílio de ferramenta
propor:
-
rejuntar
os vos entre poça e outra, com emulsão betuminosa:
-
transportar
areia no carrinho de mão;
-
espalhar
areia para confecção do colchão de areia;
-
transportar
paralelepípedos em carrinho de mão;
-
espalhar
pedriscos sobre as pecas assentadas;
-
preparar a
emulsão betuminosa para rejuntamento das peças;
-
ajudar o
Encanador de Saneamento no desenvolvimento de suas atividades;
-
outras
atribuições correlatas que lhe forem atribuídas pelos superiores.
CONDIÇÕES DE TRABALHO:
- Horário: período normal
de 40 horas semanais.
- Instrução: 1º Grau
Incompleto.
PLANO DE CARREIRA:
- Candidato à evolução
funcional: Auxiliar de Serviços Gerais.
- Possibilita promoção
para: Encanador de Saneamento.
DENOMINAÇÃO SUMÁRIA DAS
ATRIBUIÇÕES:
- controlar os acessos e
saídas, de pessoas e veículos, nas dependências do SAAE;
DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES:
- controlar o acesso e saída
de funcionários e visitantes, as dependências do SAAE (SEDE, ECA, ETA);
- manter registro e controle
(nome e horários) dos visitantes, solicitando prévia autorização das Chefias,
antes do encaminhamento dos mesmos;
- controlar o fluxo de
veículos, para entrega de materiais, nas dependências do SAAE;
- registrar as entradas e
saídas de todos os veículos da Autarquia, anotando placas e horários,
procedendo da mesma forma com veículos de funcionários, visitantes e firmas
contratadas;
- indicar locais para
estacionamento;
- zelar pela segurança do
Patrimônio da Autarquia;
- relatar todas as
irregularidades à Chefia;
- recepcionar com respeito
as pessoas, prestando as informações solicitadas de maneira correta,
encaminhando-as aos setores competentes;
- outras tarefas correlatas
atribuídas pelo superior.
CONDIÇÕES DE TRABALHO:
- Horário: turnos de
revezamento.
- Instrução: 1º Grau
Completo.
PLANO DE CARREIRA:
- Candidato à evolução
funcional: cargo inicial.
- Não possibilita promoção.
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS
ATRIBUIÇÕES:
- executar serviços de
datilografia, digitação de dados e documentos através de processamento.
DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES:
- fazer pedido de material
do escritório, à pedido do Chefe;
- executar a escrituração e
digitação de documentos, providenciando relatórios quando necessário;
- atender ao público em
geral, solucionando as dúvidas e dando informações precisas;
- efetuar cálculos em
máquinas de somar e de informática, para obter informações necessárias ao
cumprimento da rotina administrativa;
- participar da atualização
de dados, fichários e arquivos;
- atender as chamadas
telefônicas, anotando e enviando recados, fornecendo informações;
- preencher formulários
para atender as transações administrativas do setor;
- realizar previsão de
materiais, verificando registro de entrada e saída de materiais;
- examinar as
correspondências recebidas e distribuí-las
aos funcionários;
- verificar o conteúdo e
finalidade dos documentos recebidos, baseando-se no sistema a ser empregado,
para estabelecer a ordem das informações a serem gravadas;
- organizar os documentos,
agrupando
- ajustar a máquina,
adaptando à mesma, rolos de fita magnética e discos ou outros dispositivos
complementares, conforme a programação recebida. Para possibilitar impressão
dos dados;
- operar a minicomputador,
pressionando os dígitos correspondentes ao texto a ser transferido, para gravar
as informações no material escolhido;
- interpretar as mensagens
fornecidas pela máquina, para efetuar a detecção dos registros incorretos e
adotar as medidas adequadas ao sistema;
- arquivar as documentos,
classificando-os de acordo com as normas pré-estabelecidos, para possibilitar o
controle de serviços e consultas posteriores;
- outras tarefas
correlatas, a critério do Chefe imediato.
CONDIÇÕES DE TRABALHO:
- Horário: período normal
de trabalho de 40 horas semanais.
- Instrução: 1º Grau
Completo.
PLANO DE CARREIRA:
- Candidato à evolução
funcional: Auxiliar de Administração
- Possibilita promoção
para: Oficial Administrativo.
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATRIBUIÇÕES
- montar, instalar e
conservar sistemas de tubulações de água e esgotos de material metálico ou não
metálico, de alta e baixa pressão, marcando, unindo e vedando os tubos,
rosqueando-os, soldando-os, furando-os, utilizando furadeira, esmeriladores,
prensa dobradeira, maçarico e outros dispositivos mecânicos, para possibilitar
a condução de ar, água e esgoto.
DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES:
- efetuar e reparar
instalações de manutenção hidráulica em geral;
- substituir peças
hidráulicas danificadas;
- executar o serviço de
acordo com desenhos, esquemas, especificações e outras informações;
- marcar pontos de
colocações de tubulação, união, junção;
- abrir valetas no solo ou
rasgos
- executar o corte,
rosqueamento, curvatura e união dos tubos;
- instalar acessórios da
canalização;
- testar as canalizações
para assegurar-se da vedação de todo o sistema e repará-lo caso seja localizado
vazamento;
- outras atribuições
correlatas que lhe forem determinadas pelos superiores.
CONDIÇÕES DE TRABALHO:
- Horário: período normal
de trabalho de 40 horas semanais.
- Instrução: 1º. Grau
Incompleto.
PLANO DE CARREIRA:
- Candidato à evolução
funcional: Calceteiro.
- Possibilita promoção
Para: Encarregado de Equipe de Serviços.
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS
ATRIBUIÇÕES:
- dirigir e conservar
veículos automotores do Município.
DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES:
- dirigir automóveis,
caminhes e outros veículos destinados ao transporte;
- recolher o veículo à
garagem quando concluído serviço do dia;
- manter as veículos em
Perfeitas condições de funcionamento;
- fazer reparas de
urgência;
- zelar pela conservação dos
veículos que lhe forem destinados;
- providenciar o
abastecimento de combustível, água e lubrificantes;
- comunicar ao seu superior
imediato qualquer anomalia no funcionamento do veículo;
- executar outras tarefas
correlatas que lhe forem atribuídas pela chefia imediata.
CONDIÇÕES DE TRABALHO:
- Horário: período normal
de trabalho de 40 horas semanais.
- Instrução: 1º Grau
Incompleto.
- Carteira de Habilitação:
C ou D – Experiência mínima de 01 (um) ano.
PLANO DE CARREIRA:
- Candidato à evolução
funcional: Cargo Inicial.
- Não possibilita promoção.
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS
ATRIBUIÇÕES:
- executar tarefas
relativas às anotações, redação, datilografia e organização de documentos e outros
serviços como: recepção, registro de compromissos e informações, principalmente
junto aos cargos diretivos do SAAE, procedendo segundo normas específicas
rotineiras, ou de acordo com seu próprio critério, para assegurar e agilizar o
fluxo de trabalhos administrativos.
DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES:
- anotar ditados de cartas,
de relatórios e de outros tipos de documentos, tornando-os em linguagem
corrente, para datilografá-los e providenciar a expedição e/ou arquivamento dos
mesmos;
- datilografar ou digitar
as anotações, cartas, circulares, tabelas, gráficos e outros documentos,
apresentando-os na forma padronizada ou segundo seu próprio critério, para
providenciar a reprodução e despacho dos mesmos;
- redigir a correspondência
e documentos de rotina, observando os padrões estabelecidos de forma e estilo
para assegurar o funcionamento do sistema de comunicação interna e externa;
- organizar os compromissos
de seu chefe, dispondo horários de reuniões, entrevistas e solenidades,
especificando os dados pertinentes e fazendo as necessárias anotações em
agendas, Para lembrar-lhe e facilitar-lhe o cumprimento das obrigações
assumidas;
- recepcionar as pessoas
que se dirijam-se ao seu setor, tomando ciência dos assuntos a serem tratados,
para encaminhá-las ao local conveniente ou prestar-lhes as informações
desejadas;
- organizar e manter um
arquivo privado de documentos referentes ao setor, Procedendo à classificação,
etiquetas e guarda dos mesmos para conservá-los e facilitar a consulta;
- fazer a coleta e o
registro de dados de Interesses referentes ao setor, comunicando-se com as
fontes de informações e efetuando as anotações necessárias, para possibilitar a
preparação de relatórios ou estudos da chefia;
- fazer chamadas
telefônicas, requisições de material de escritório, registro e distribuição de
expedientes e outras tarefas correlatas seguindo os processos de rotina e seu
próprio critério, para cumprir e agilizar os serviços de seu setor em
colaboração com a chefia;
- manipular máquinas de
calcular, copiadoras e outras máquinas simples, operar micromputadores;
- acompanhar a chefia em
reuniões;
- outras atribuições
correlatas que lhe determinadas pelos superiores.
CONDIÇÕES DE TRABALHO:
- Horário: período normal
de trabalho de 40 horas semanais.
- Instrução: 2º grau
completo - Curso Técnico de Secretário ou 05 (cinco) anos ininterruptos, ou 10
(dez) intercalados de exercício
- Habilitação Profissional:
Registro na Delegacia Regional do Trabalho do Ministério do Trabalho.
PLANO DE CARREIRA:
- Candidatos à evolução
funcional: Cargo inicial.
- Possibilita promoção
para: Secretária II.
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS
ATRIBUIÇÕES:
- orientar, coordenar e fiscalizar equipes de trabalhadores braçais ou
especializados.
DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES:
- orientar, coordenar e
fiscalizar o desenvolvimento dos trabalhos atribuídos a sua equipe;
- verificar se os serviços
estão sendo executados de acordo com os programas e determinações técnicas,
especificações, cronogramas e plantas;
- elaborar previsões de
mão-de-obra, materiais, ferramentas ou instrumentos para a execução dos
trabalhos programados;
- controlar os serviços de
suprimentos e estocagem de materiais, acessórios, instrumentos e ferramentas,
destinados à execução dos trabalhos programados;
- constatar a presença dos
funcionários nos serviços;
- observar e fazer cumprir
normas disciplinares e de segurança;
- coordenar as atividades
de sua equipe com os serviços de outras equipes;
- comunicar ao seu superior
imediato quaisquer anormalidades técnicas ou administrativas;
- executar tarefas
correlatas às acima descritas, a critério da chefia imediata.
CONDIÇÕES DE TRABALHO:
- Horário: Período normal
de trabalho de 40 horas semanais.
- Instrução: 1º Grau Incompleto.
PLANO DE CARREIRA:
- Candidato à evolução
funcional: Encanador de Saneamento.
- Possibilita promoção
para: Mestre de Saneamento.
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS
ATRIBUIÇÕES:
- efetuar leitura dos
hidrômetros e entrega das notificações aos usuários de água e esgotos.
DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES:
- proceder a leitura
periódica dos hidrômetros instalados, de acordo com as normas e regulamentos do
SAAE;
- proceder a entrega das notificações,
avisos de contas de água esgoto dos usuários;
- efetuar o fechamento ou
reabertura das ligações prediais de água, quando determinadas pelo Diretor
Financeiro;
- vistoriar as instalações
prediais de água e esgoto, quando solicitado;
- efetuar a retirada de
hidrômetros para a aferição e reparo;
- outras tarefas correlatas
a critério do superior imediato.
CONDIÇÕES DE TRABALHO:
- Horário: período normal
de trabalho de 40 horas semanais.
- Instrução: 1º Grau
Completo.
PLANO DE CARREIRA:
- Candidato à evolução
funcional: Cargo Inicial.
- Possibilita promoção
para: Monitor.
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS
ATRIBUIÇÕES:
- operar maquinas e
tratores.
DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES:
- executar trabalhos de
terraplanagem, nivelamento, abrir valetas e cortar taludes;
- proceder ao transportes
de aterros;
- providenciar o
abastecimento de combustível, água e lubrificantes na máquina sob sua
responsabilidade;
- zelar pela conservação e
limpeza da máquina sob sua responsabilidade;
- comunicar ao superior
imediato qualquer anomalia no funcionamento da máquina;
- executar outras tarefas
correlatas que lhe forem atribuídas pelos superiores.
CONDIÇÕES DE TRABALHO:
- Horário: período normal de
trabalho de 40 horas semanais.
- Instrução: 1º Grau
Incompleto.
PLANO DE CARREIRA:
- Candidato à evolução
funcional: Cargo inicial.
- Possibilita acesso para:
Operador de Máquina II. (Pesada).
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS
ATRIBUIÇÕES:
- executar tarefas
relativas às anotações, redação, datilografia e organização de documentos e
outros serviços como: recepção, registro de compromissos e informações,
principalmente junto aos cargos diretivos SAAE, procedendo segundo normas
específicas rotineiras, ou de acordo com meu próprio critério, para assegurar e
agilizar o fluxo de trabalhos administrativos.
DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES:
- anotar ditados de cartas,
de relatórios e de outros tipos de documentos, tornando-os em linguagem
corrente, para datilografá-los e providenciar a expedição e/ou arquivamento dos
mesmos;
- datilografar ou digitar
as anotações, cartas, circulares, tabelas, gráficos e outros documentos,
apresentando-os na forma padronizada ou segundo seu próprio critério, para
providenciar a reprodução e despacho dos mesmos;
- redigir a correspondência
e documentos de rotina, observando os padrões estabelecidos de forma e estilo
para assegurar o funcionamento do sistema de comunicação interna e externa:
- organizar os compromissos
de seu chefe, dispondo horários de reuniões, entrevistas e solenidades,
especificando os dados pertinentes e fazendo as necessárias anotações em
agendas, para lembrar-lhe e facilitar-lhe a cumprimento das obrigações assumidas;
- recepcionar as pessoas
num se dirijam ao seu setor, tomando ciência dos assuntos a serem tratados,
para encaminhá-los ao local conveniente ou prestar-lhes as informações
desejadas;
- organizar e manter um
arquivo privado de documentos referentes ao setor, procedendo à classificação,
etiquetas e guarda dos mesmos para conservá-los e facilitar a consulta;
- fazer a coleta e o
registro de dados de interesses referentes ao setor, comunicando-se com as
fontes de informações e efetuando as anotações necessárias, para possibilitar a
preparação de relatórios ou estudos da chefia:
- fazer chamadas
telefônicas, requisições de material de escritório, registro e distribuição de
expedientes, e outras tarefas correlatas seguindo os processos de rotina e seu
próprio critério, para cumprir e agilizar os serviços de seu setor em
colaboração com a chefia;
- manipular máquinas de
calcular, copiadoras e outras máquinas simples, operar microcomputadores;
- acompanhar a chefia em
reuniões;
- outras atribuições correlatas
que lhe forem determinadas pelos superiores.
CONDIÇÕES DE TRABALHO:
- Horário: período normal
de trabalho de 40 horas semanais.
- Instrução: 2º grau
completo - Curso Técnico de Secretariado ou 05 (cinco) anos ininterruptos, ou 10
(dez) intercalados de exercício
- Habilitação Profissional:
PLANO DE CARREIRA:
- Candidatos à evolução
funcional: Secretaria II.
- Possibilita promoção
para: Secretária da Presidência.
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS
ATRIBUIÇÕES:
- organizar, coordenar e
fiscalizar as atividades dos trabalhadores sob suas ordens na construção e
manutenção das redes de água e/ou esgoto, coordenando e orientando as diversas
tarefas para assegurar o desenvolvimento do processo correto de execução das
obras.
DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES:
- organizar, coordenar e
orientar os trabalhos atribuídos à sua equipe, manutenção de rede de esgoto;
- acompanhar e verificar se
os serviços estão sendo feitos de acordo com as especificações e determinações
técnicas;
- elaborar previsões de
mão-de-obra, materiais, ferramentas, instrumentos para a execução dos trabalhos
Programados, verificando os cronoqramas e plantas;
- constatar a presença e ausência
dos funcionários de sua equipe nos serviços diários;
- observar, orientar e
fazer cumprir as normas disciplinares e normas de segurança no trabalho da sua
equipe;
- coordenar as atividades
de sua equipe com os serviços de outras equipes, incentivando o trabalho em
equipe;
- comunicar ao superior
imediato quaisquer anormalidades técnicas 0 ou administrativas que 1501M
surgir;
- organizar, supervisionar
e orientar a execução de obras de drenagem de águas pluviais (rede de tubos,
bocas de lobo, poços de visita, etc.), e obras de pavimentação nas ruas;
- obras de pavimentação nas
ruas.
- encaminhar a equipe de
apoio ao local dos reparos da rede de água ou esgoto durante uma emergência,
supervisionando os trabalhos executados;
- comunicar ao superior
imediato as emergências ocorridas durante o horário de plantão;
- executar outras tarefas
correlatas, à critério da chefia imediata.
CONDIÇÕES DE TRABALHO:
- Horário: período normal
de trabalho de 40 horas semanais.
- Instrução: 1º Grau Incompleto.
PLANO DE CARREIRA:
- Candidato à evolução
funcional para: Encarregado de Equipe de Serviços.
- Possibilita promoção
para: Monitor de Obras.
DENOMINAÇÃO DO CARGO: OPERADOR DE
COMPUTADOR
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATRIBUIÇÕES:
- operar computadores,
manipulando seus dispositivos de controle, executando comandos que permitam
processos, rotinas definidas.
DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES:
- acionar os dispositivos
que permitem colocar em funcionamento o computador e seus periféricos, seguindo
rotinas prescritas, observando sempre o funcionamento, para detectar eventuais
falhas de funcionamento;
- selecionar e montar nas
unidades correspondentes, fitas, discos, disquetes, necessários ao
processamento de Serviços;
- alimentar a impressora
com papel e fitas de impressão, programá-la para emissão de relatórios;
- assegurar-se da qualidade
de impresso. Verificando clareza de impressão, posicionamento de linha etc.;
- executar procedimento de
operação seguindo roteiros pré-estabelecidos, observando anormalidades que
possam eventualmente acontecer, tomando medidas para saná-las;
- identificar de acordo com
padrões estabelecidos os discos, fitas,
disquetes, etc., utilizados para processamento;
- manter arquivos de fitas,
discos, disquetes, manuais de procedimentos organizados;
- outras atribuições
correlatas que lhe forem determinadas pelos superiores.
CONDIÇÕES DE TRABALHO:
- Horário: período normal
de trabalho de 40 horas semanais.
- Instrução: 2º Grau Completo
- Curso de Operação em Computador (01 ano de experiência mínima na área de
atuação).
PLANO DE CARREIRA:
- Candidato à evolução
operacional: Cargo inicial.
- Não possibilita promoção.
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS
ATRIBUIÇÕES:
- Planejar e executar
serviços de enfermagem, empregando processos de rotina e/ou específicos, para
possibilitar a proteção e a recuperação da saúde individual ou coletiva.
DESCRIÇÃO SUMÁRIA:
- executar tarefas de
enfermagem, como administração de sangue e plasma, controle de pressão venosa,
monitoração e preparo de material e montagem de equipamento para aplicação de
respiradores artificiais. Prestação de cuidados de conforto, movimentação ativa
e passiva e de higiene pessoal, preparo de material, controle e curativos,
diálise peritonial, gasoterapia, cateterismo, instilações, lavagens de
estômago, vesicais e outros tratamentos, valendo-se dos seus conhecimentos
técnicos para proporcionar maior grau possível de bem estar físico, mental e
social aos pacientes;
- executar tarefas
complementares ao tratamento médico especializado, em casos de cateterismo
cardíacos, transplante de órgãos, hemodiálise e outras, preparando o paciente,
o material e o ambiente para assegurar maior eficiência na realização dos
exames e tratamentos;
- efetuar testes de
sensibilidade, aplicando substâncias alérgicas fazendo leitura das reações,
para obter subsídios diagnósticos;
- fazer curativos,
imobilizações especiais e ministrar medicamentos e tratamentos em situações de
emergências, empregando técnicas usuais ou específicas. Para atenuar as
conseqüências dessas situações;
- registrar as observações,
tratamentos executados e ocorrências verificadas em relação ao paciente,
anotando-as no prontuário, relatório de enfermagem da unidade ou relatório
geral, para documentar a evolução da doença, possibilitar o controle da saúde,
a orientação terapêutica e a pesquisa;
- outras atribuições
correlatas que lhe forem determinadas pelos superiores.
CONDIÇÕES DE TRABALHO:
- Horário: período normal
de trabalho de 40 horas semanais.
- Instrução: 2º Grau
Completo (Técnico de Enfermagem).
- Habilitação Profissional:
experiência mínima de 02 anos e Registro no Conselho da Classe Profissional.
PLANO DE CARREIRA:
- Candidatos à evolução
funcional: Auxiliar de Enfermagem.
- Não possibilita promoção.
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS
ATRIBUIÇÕES:
- comprar maquinarias,
equipamentos, matéria prima, serviços e outras provisões, adquirindo as
mercadorias através de processos seletivos e fornecedores e concorrência, para
possibilitar seu uso e consumo.
DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES:
- analisar os pedidos
recebidos, atentando para o tipo de mercadoria, quantidade e qualidade exigidas,
para providenciar o atendimento dos mesmos;
- verificar com os
fornecedores e condições de preço, prazo de entrega, desconto e outras
informações para o atendimento do pedido;
- acompanhar os trâmites do
processo de compras, partindo dos pedidos de aquisição da mercadoria até a sua
entrega pelo fornecedor para impedir ou corrigir falhas;
- consultar os setores de
estoque ou análogos sobre as entregas de compras efetuadas;
- Procurar solucionar
problemas que impeçam o andamento dos processos de compras;
- Preparar relatórios sobre
o andamento das compras aos seus superiores imediato, declarando as ocorrências
surgidas durante a tramitação dos Processos e as medidas tomadas para o
desembaraço das mesmas;
- analisar as propostas
recebidas, verificando as vantagens oferecidas pelos fornecedores, cotejando
preços, Prazo de entrega, condições de pagamento, elaborando mapas comparativos
Para determinar a melhor oferta e submetê-la a decisão superior;
- outras atividades
correlatas que lhe forem determinadas pelo superior.
CONDIÇÕES DE TRABALHO:
- Horário: período normal de
trabalho de 40 horas semanais.
- Instrução: 2º Grau
Completo.
PLANO DE CARREIRA:
- Candidato à evolução
funcional: Auxiliar de Compras.
- Possibilita promoção para:
Chefe de Seção.
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS
ATRIBUIÇÕES:
- projetar e desenhar
plantas do município, construções civis, redes de água e esgotos.
DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES:
- projetar e desenhar projetos
de ruas, avenidas, praças, etc.;
- projetar e desenhar
plantas de redes de água e esgoto, com base em Plantas topográficas,
levantamentos, aerofotos etc.;
- projetar e desenhar
plantas da Autarquia, delimitando as quadras com todas as construções
existentes, divisas e medidas de lote, contando indicação de muros, guias,
calçadas, número de emplacamento, número de inscrição e número de lote;
- projetar, desenhar e
atualizar plantas do município referentes ao sistema de rede e esgoto;
- efetuar cópias de plantas
com alteração das escalas originais;
- outras atribuições
correlatas que lhe forem determinadas pelos superiores.
CONDIÇÕES DE TRABALHO:
- Horário: período normal de
trabalho de 40 horas semanais.
- Instrução: 2º. Grau
Completo em: Curso
Plano de Carreira:
- Candidato à evolução
funcional: Cargo Inicial.
- Não possibilita promoção.
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS
ATRIBUIÇÕES:
- assistir o Chefe de Seção,
na rotina diária de trabalho.
DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES:
- sugerir normas e
procedimentos, observando as necessidades para o processo administrativo ou
financeiro;
- controlar a preparação de
diversas certidões;
- arquivar certidões;
- supervisionar o
atendimento ao público;
- promover a cobrança dos
débitos existentes;
- proceder baixa temporária;
- executar tarefas
correlatas às acima descritas, a critério da chefia imediata.
CONDIÇÕES DE TRABALHO:
- Horário: período normal de
trabalho de 40 horas semanais.
- Instrução: 2º Grau
Completo.
PLANO DE CARREIRA:
- Candidato à evolução
funcional: Oficial Administrativo.
- Possibilita promoção para:
Chefe de Seção de Receitas.
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS
ATRIBUIÇÕES:
- orientar, coordenar e
fiscalizar equipes de trabalhadores braçais ou especializados.
DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES:
- orientar, coordenar e
fiscalizar o desenvolvimento dos trabalhos atribuídos à sua equipe;
- verificar se os serviços
estão sendo executados de acordo com os programas e determinações técnicas,
especificações, cronogramas e plantas;
- elaborar previsões de
mão-de-obra, materiais, ferramentas ou instrumentos para a execução dos trabalhos
programados;
- controlar os serviços de
suprimentos e estocagem de materiais acessórios, instrumentos e ferramentas,
destinados à execução dos trabalhos programados;
- constatar a presença dos
funcionários nos serviços;
- observar e fazer cumprir normas
disciplinares e de segurança;
- coordenar as atividades de
sua equipe com os serviços de outras equipes;
- comunicar ao seu superior
imediato quaisquer anormalidades técnicas ou administrativas;
- executar tarefas
correlatas às acima descritas, a critério da chefia imediata.
CONDIÇÕES DE TRABALHO:
- Horário: período normal de
trabalho de 40 horas semanais.
- Instrução: 2º Grau
Completo.
PLANO DE CARREIRA:
- Candidato a evolução
funcional: Oficial de Eletricista.
- Possibilita promoção para:
Chefe de Seção de Manutenção Elétrica/Mecânica.
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS
ATRIBUIÇÕES:
- Planejar, dirigir e
executar trabalhos inerentes a Contabilidade da Autarquia, organizando e supervisionando
os referidos trabalhos e realizando tarefas pertinentes, para apurar os
elementos necessários ao controle e apresentação da situação patrimonial,
econômica e financeira;
DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES:
- escriturar analiticamente
os atos ou fatos administrativos efetuando os correspondentes lançamentos
contábeis;
- auxiliar na verificação e
classificação contábil a documentação de receita e despesa;
- examinar os processos de
prestação de contas;
- auxiliar na elaboração de
levantamentos contábeis, balanços mensais e anuais de receita e despesa;
- promover a prestação,
acertos e conciliação de contas em geral;
- examinar os empenhos de
despesas, verificando a classificação e a existência de recursos nas dotações
orçamentárias;
- analisar, elaborar e
controlar contabilmente a movimentação patrimonial, financeira e econômica;
- organizar plano de
contas;
- escriturar contas
correntes diversas;
- elaborar demonstrativos
contábeis mensais, trimestrais, semestrais e anuais, relativos a execução
orçamentária e financeira em consonância com leis, regulamentos e normas
vigentes;
- auxiliar na preparação de
cronoqramas de desembolso;
- operar máquinas de
calcular, microcomputadores e terminais;
- outras atribuições
correlatas que lhe forem determinadas pelos superiores.
CONDIÇÕES DE TRABALHO:
- Horário: período normal
de trabalho de 40 horas semanais.
- Instrução: 2º Grau
Completo (Técnico em Contabilidade - Registro no CRC).
PLANO DE CARREIRA:
- Candidato à evolução funcional:
Cargo Inicial.
- Possibilita promoção
para: Contador.
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATRIBUIÇÕES:
- acompanhar obras e
atividade afins, elaborar pequenos projetos, orçamentos e interface com
empreiteiras e terceiros.
DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES:
- acompanhar obras
executadas pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto SAAE, de Jacareí ou por
terceiros, finalizando e zelando pelo cumprimento do projeto e documentação
pertinente aprovados;
- executar projetos de
pequeno porte sob a supervisão de um Engenheiro Civil ou Arquiteto;
- elaborar orçamento e
desenvolver novos fornecedores;
- executar tarefas afins a
critério do superior imediato.
CONDIÇÕES DE TRABALHO:
- Horário: período normal de
trabalho de 40 horas semanais.
- Instrução: 2º Grau
Completo: Técnico em Edificações.
PLANO DE CARREIRA:
- Candidato à evolução
funcional: Cargo Inicial.
- Não possibilita promoção.
DESCRIÇÃO SUMARIA DAS
ATRIBUIÇÕES:
- registrar, programar,
reprogramar os serviços decorrentes de situações de desabastecimento de água ou
problemas com a rede de esgoto;
- acionar as equipes de
serviços e fazer o acompanhamento dos trabalhos, informando aos usuários sobre
a situação, sempre que solicitado;
- manter-se informado sobre
a real situação dos serviços, comunicando aos superiores, em situações de
emerqência.
DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES:
- registrar em
microcomputador, todas as reclamações internas ou externas (repassadas pelo
atendimento do 195 ou de outra forma), gerando solicitações de serviços (SS);
- Programar a distribuição
dos serviços solicitados e cadastrados, gerando ordens de serviços (OS) à serem
executadas pelas equipes de conservação de redes;
- avaliar as situações de
emergência, reprogramar os serviços e acionar via rádio as equipes de
conservação, expansão e manobra para pronto atendimento;
- manter a Presidência, a
Diretoria de Operações e as respectivas Chefias de Divisão informados sobre
ocorrências de desabastecimentos; fechamentos de água, ou qualquer anomalia nos
sistemas de abastecimento de água ou sistema de rede de esgotos, bem como
acionar os plantonistas para conhecimento e providências;
- desempenhar as suas
tarefas,
- responsável pela
requisição de refeições para o pessoal
- outras tarefas correlatas
determinadas pela Chefia.
CONDIÇÕES DE TRABALHO:
- Carga horária: níveis de
revezamento.
- Instrução: 2º Grau
Completo.
PLANO DE CARREIRA:
- Candidato à evolução
funcional: início de carreira.
- Não possibilita promoção.
DENOMINAÇÃO DO CARGO: TOPÓGRAFO.
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS
ATRIBUIÇÕES:
- efetuar levantamentos de superfície
e subsolo da terra de sua topografia natural e das obras, determinando o
perfil, a localização, as dimensões e a configuração de terrenos, caminhos e
estradas para fornecer os dados básicos necessários aos trabalhos de projeto de
saneamento, exploração e elaboração de mapas.
DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES:
- realizar levantamento
topográfico para projetos de redes de água e esgoto;
- efetuar levantamento no
campo para atualização do cadastro de redes de água e esgoto;
- analisar mapas, plantas,
títulos de propriedade, registros especificações, estudando-os e calculando as
medições a serem efetuadas para preparar esquemas de levantamentos
topográficos, planimétricos e altimétricos;
- efetuar o reconhecimento
básico da área programada, analisando as características do terreno. Para
decidir os pontos de partida, vias de melhor acesso e selecionar materiais e
instrumentos.
- realizar levantamentos de
áreas demarcadas, posicionando e manejando teodelitos, níveis, trenas,
bússolas, telêmetros etc., para determinar altitudes, distâncias, ângulos,
coordenadas, referências de nível e outras características da superfície
terrestre, de áreas subterrâneas e de edifícios;
- registrar nas cadernetas
topográficas os dados obtidos. Para analisá-los posteriormente;
- avaliar as diferenças
entre pontos, altitudes e distâncias aplicando fórmulas, consultando tabelas,
efetuando cálculos baseados nos elementos coligados, para complementar as
informações registradas e verificar a precisão das mesmas;
- elaborar esboços, plantas
e relatórios técnicos sobre os traçados a
serem feitos, indicando pontos e convenções, para desenvolvê-lo sob a
forma de mapas, cartas e projetos;
- executar outras tarefas
correlatas às acima descritas a critério da chefia imediata.
CONDIÇÕES DE TRABALHO:
- Horário: período normal
de trabalho de 40 horas semanais.
- Instrução: 2º Grau
Completo - Curso Técnico de Agrimensura.
- Habilitação: Experiência
de 01 ano.
PLANO DE CARREIRA:
- Candidato à evolução funcional:
Auxiliar de Topografia.
- Não possibilita promoção.
- analisar e estabelecer
processos, métodos e rotinas de trabalho, empregando princípios de organização
científica do trabalho, necessários a implantação de sistema de informações.
DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES:
- analisar os sistemas e
métodos de trabalho efetuando levantamentos das tarefas dos vários setores, das
cargas de trabalho, dos fluxos operacionais e dos ciclos e impressos
utilizados, para realizar o estudo da organização do SAAE;
- examinar as informações
obtidas nos levantamentos internos e elaborar fluxogramas de operações,
baseando-se nas necessidades e possibilidades existentes para determinar a racionalização
do trabalho;
- revisar rotinas de
trabalho e formulários utilizados analisando-os
- controlar a implantação e
execução dos métodos e sistemas novos ou aperfeiçoados, coordenando ou
acompanhando seu desenvolvimento para garantir a correta utilização dessas
técnicas de trabalho;
- registrar os
procedimentos adotados, os trabalhos realizados e os resultados obtidos,
elaborando gráficos e relatórios para permitir o exame e decisão por parte da
direção técnica;
- outras atividades afins,
determinadas pela chefia.
CONDIÇÃO DE TRABALHO:
- Horário: período normal
de trabalho de 40 horas semanais.
- Instrução: 2º Grau
Completo.
PLANO DE CARREIRA:
- Candidato à evolução
funcional: Cargo Inicial.
- Não possibilita promoção.
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS
ATRIBUIÇÕES:
- analisar e estabelecer a
utilização de sistemas de processamento de dados, estudando as necessidades,
possibilidades e métodos referentes aos mesmos, para assegurar a exatidão e
rapidez dos diversos tratamentos de informações;
- implantar sistemas de
informações de acordo com as necessidades estabelecidas no plano do diretor de
informática.
DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES:
- estudar as
características e planos da Autarquia, estabelecendo contatos com o corpo
diretivo da mesma, para verificar as possibilidades e conveniência de aplicação de
processamento sistemático de informações;
- identificar as
necessidades dos diversos setores de Autarquia, determinando quais dados devem
ser identificados, grau de sumarização permitido e o formato requerido para a
apresentação dos resultados, para formular um plano de trabalho;
- fazer estudos sobre a
viabilidade e o custo de utilização de sistemas de processamento de dados,
levantando os recursos disponíveis e necessários,
para submetê-las a uma decisão;
- examinar os dados de
entrada de disponíveis, estudando as
modificações necessárias a sua normalização, para determinar os planos
seqüenciais de elaboração de programas de operação;
- estabelecer os métodos e
procedimentos possíveis, idealizando ou adaptando-os já conhecidos, segundo sua
economicidade, eficiência, para obter os dados que me prestam ao tratamento em
computador;
- preparar diagramas de
fluxo e outras instruções referentes ao sistema de processamento de dados e
demais procedimentos correlatos, elaborando-os segundo linguagem apropriada,
para orientar os programadores e
outros trabalhadores envolvidas, operações do computador;
- verificar o desempenho do
sistema composto, realizando experiência práticas para assegurar-se de sua
eficiência e introduzir as modificações oportunas do programa;
- dirigir a preparação de
programas;
- coordenar as atividade de
profissionais que realizam as diferentes fases de análise do programa, as
definições das soluções, o detalhamento das soluções, a codificação do
problema, testes de programas e eliminação de erros;
- orientar sobre o tipo de
sistema e equipamento mais adequado para ser adquirido e dirigir, coordenar a
instalação de sistema de tratamento automático da informação, supervisionamento
e passagem de um sistema para outro e planejando a utilização paralela do
antigo e do novo sistema de processamento de dados;
- trabalho de manutenção
dos sistemas implantados;
- outras tarefas correlatas
designadas pela chefia.
CONDIÇÕES DE TRABALHO:
- Horário: período normal
de trabalho de 40 horas semanais.
- Instrução: Superior
Incompleto.
PLANO DE CARREIRA:
- Candidato à evolução
funcional Programador de Computador Senior.
- Não possibilita promoção.
DENOMINAÇÃO DO CARGO: OPERADOR
DE MÁQUINAS.
Cargo incluído pela Lei nº. 5169/2008
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS
ATRIBUIÇÕES:
- operar máquinas e tratores.
DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES:
- executar trabalhos de
terraplanagem, nivelamento, abrir valetas e cortar taludes;
- proceder ao transporte de
aterros;
- providenciar abastecimento
de combustível, água e lubrificantes na máquina sob sua responsabilidade;
- zelar pela conservação e
limpeza da máquina sob sua responsabilidade;
- comunicar ao superior
imediato qualquer anomalia no funcionamento da máquina;
- executar outras tarefas
correlatas que lhe forem atribuídas pelos superiores.
HORÁRIO TRABALHO:
- período normal de trabalho
de 40 horas semanais.
REQUISITOS PARA PREENCHIMENTO:
- instrução: 1º grau completo;
- conhecimentos de operação em
caminhões, máquinas escavadeiras, máquinas carregadeiras para granulados e
máquinas valetadeiras em caminhões;
- Carteira Nacional de
Habilitação categoria “D” ou “E”.
CARGO |
LOTAÇÃO ATUAL |
LOTAÇÃO PROPOSTA |
TELEFONISTA
(ATENDIMENTO 195) |
04 |
10 |
ASSISTENTE
DE ADMINISTRAÇÃO |
38 |
38 |
TÉCNICO
EM PITOMETRIA |
01 |
02 |
Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Prefeitura Municipal de Jacareí.